sábado, 9 de abril de 2022

As Libélulas do Flores

 

Quando era eu apenas um menino que acompanhava minha mãe até o rio Flores, sempre aos sábados, onde se lavavam roupas e pescavam-se peixes por meio da prática do “tingui”, o que mais me impressionava eram as libélulas, a voar num balé mágico por entre os juncos.


Ninguém sente nojo de libélulas como se sente de moscas e de outros insetos. As libélulas são limpas, ao menos eu acho. Há graciosidade nos seus corpos frágeis a portar asas enormes e transparentes. Algumas delas, multicoloridas, são de hipnotizar.

Eu as observava por horas e, como menino danado que era, por vezes, com muita delicadeza, capturava-as com minhas mãos. Elas se debatiam assustadas até que eu, de novo, as libertasse. O interessante é que somente me dei conta de que as libélulas são fadas, depois de adulto. Enquanto me lembrava, com saudade, daqueles momentos vividos às margens do rio Flores, passei a ver libélulas e elas me chegavam de uma memória muito distante, mas com cores e vivacidade, quase como se pudessem transmudar para a realidade presente.

Peço perdão a elas por tê-las aprisionado entre meus dedos infantis e por não as ter percebido como fadas, já naquele momento, mas eu nem sequer sabia o que eram fadas.

Acho realmente que as libélulas, de tão encantadoras e mágicas, deveriam pertencer a uma outra classe animal que não a dos insetos. Sequer estou a dizer que sou mais importante do que um inseto, do ponto de vista da natureza. De tanto que me encantavam aqueles seres bailarinos, entretanto, desconfio de que as libélulas sejam mesmo, em verdade, fadas.

Se as libélulas são fadas ou não, deixo com a fantasia de cada leitor. Para mim, que virei criança ao escrever esta crônica, elas não são insetos e, se posso voltar a ser menino danado, enquanto me lembro das libélulas do Flores, por que não posso vê-las como fadas, já que estas são seres que habitam o mesmo reino fantástico ?

Em minhas fantasias, aliás, vejo o meu leitor. Um dia, escrevo-lhes sobre estas e outras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja honesto e autentico no seu comentário. Agradeço muito sua colaboração.