quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Robin Hood de Barra do Corda

Os nomes "Cèdric" e "Projeto Robin Hood" me soam aos ouvidos como sininhos mágicos, de alguma árvore de natal, faz pouco tempo. O Natal se aproxima e com ele toda a atmosfera do amor e da solidariedade que, como bem sabemos, se esvaem logo após as festas.

Cèdric fala um português quase sem sotaque, apesar de ser um legítimo francês a passar alguns meses do ano em Barra do Corda. Eu disse Barra do Corda, senhores! 

O que levou Cèdric a sair de seu país, a França, e se embrenhar no interior maranhense é outra longa e rica história de amor, a que não me deterei nesta crônica e não sem a prévia anuência do citado.

Criou o Projeto Robin Hood em 2015, em Santa Vitória, povoado de difícil acesso, a cerca de 100 km de Barra do Corda, e apoia crianças abaixo da linha da pobreza, com deficiências de cognição, distúrbios  de concentração, de memória, de coordenação motora e até da fala.  Atende, ainda, os que vivem em contexto familiar doloroso e que, muitas vezes, são vítimas de maus-tratos.

Posteriormente, o projeto migrou para Barra do Corda e foi olhar para periferia, para os socialmente excluídos e abandonados.

As aulas são de reforço, contam com método pedagógico criativo e inclusivo. Alunos que  jamais conseguiriam alcançar os demais das escolas públicas, que nunca sentiram qualquer prazer no aprendizado e que apresentam, assim, grande defasagem de escolaridade, são o seu público alvo. O Projeto Robin Hood apoia cerca de 80 crianças, muitas delas nem o alfabeto conheciam. 

A autoestima desses alunos melhora a olhos vistos, além de combater a desigualdade social e a evasão escolar.  É um projeto de voluntariado, que precisa do apoio de todos os que se compadecem diante da realidade dos menos favorecidos. 


Wan Lucena


Esta crónica foi originalmente publicada na Revista Eletrónica Virtual Turma da Barra a quem muito agradecemos






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja honesto e autentico no seu comentário. Agradeço muito sua colaboração.