segunda-feira, 17 de setembro de 2018

O Essencial

Meu inglês é parco, meu espanhol está enferrujado. Basta manter a calma que se consegue se virar numa viagem internacional. Até agora tenho conseguido me comunicar no inglês de maneira a não passar fome porque “one big mac” qualquer um consegue falar. “Do you speak spanish or portuguese?” Quando a resposta é positiva se consegue travar um diálogo mais prolongado, intenso e rico e quando é com o recepcionista do hotel é a salvação para diversas dificuldades. Sair para o aeroporto com mais duas horas que as normais é manter a segurança de pegar o trem na direção errada e ter tempo de consertar tudo antes de perder o voo. Os aeroportos e estações de trens podem ser labirinto gigantesco que se não se tiver o fio de Ariadne, o desespero e os prejuízos serão certos. Comprar o bilhete de passagem direto no guichê e mais seguro que comprar numa maquina onde você vai escolher numa língua que não domina e onde as escolhas são muitas e o erro é quase certo. Os atendentes dominam várias línguas e, geralmente, o inglês e o espanhol para eles é obrigatório e isso pra mim facilita um bocado. Se não se pode falar ou entender tudo, ao menos, “one ticket from...” tem que se aprender antes. Deixar o google maps ligado e a acompanhar o trajeto dp trem em direção ao destino desejado é a certeza de se consertar a tempo e voltar o destino desejado sem grandes perdas e frustrações. Viajar sozinho - é o meu caso - pode ser benção já que não haverá ninguém a ajudar no desespero. Ler várias vezes e com muita atenção as regras de embarque contidas nos talões é importante e pode evitar que você tenha de entregar ao povo do raio X do aeroporto aquele perfume caríssimo que não se adequa dentro do padrão de transporte. Uma mala pequena - pequena mesmo - nunca maior que o tamanho permitido nem acima do peso exigido ou você terá que pagar com os olhos da cara por cada grama ou milímetro que passar. Ousadia e coragem ante a cultura desconhecida é essencial. E não precisa sair falando mal do país ou cidade só porque um garçom não lhe foi gentil. Geralmente todo mundo se predispõe a ajudar. Só não exagere na dificuldade e fique sempre dentro do conforto de fazer o seu pedido e calar-se! Não ouse travar um diálogo e querer contar ao garçom toda estória de sua vida. São algumas das minhas dicas a você que, como eu, quer conhecer o mundo. E depois de uma ou duas viagens fica tudo mais fácil. Então, faça a mala e vá pra o mundo porque ele é seu também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja honesto e autentico no seu comentário. Agradeço muito sua colaboração.