segunda-feira, 20 de junho de 2022

Pôres de Sol

Vejo pôres do sol desde o mirante do Calvário, em fotos postadas por Álvaro Braga, por Jorge Abreu e por tantos outros encantados com as cores da nossa boreal brasílica. Um Corda e um Mearim prateados num horizonte irregular e bucólico. 

 

Depois de tanta luta, regada a muito suor lágrimasde noites sem dormirem plantões infernais de trabalho duro e arriscado, vivo o meu momento a ver pôres do sol, sem culpa. 

 

Já trabalhei demais na vida. Desde que me percebi por gente. Na infância dentro da roça a derrubar, encoivarar roçado, plantar e colher tudo do que precisávamos para a sobrevivência, até na olaria, debaixo de sol a pino, dia após dia. 

 

Migrei para Brasília, adolescente ainda, a deixar para trás todo o meu mundo e família. Apavorado ante a minha premonição de sofrimentos na capital federal, ali,paguei um bocado dos meus pecados.

 

Eu me via, num futuro distante, aposentado e ainda com saúde, a viver aventuras em viagens mundo afora. Eu fui impregnando o meu DNA com meus desejos e sonhos e galgando os degraus da realidade com muita dificuldade. Muitos erros e alguns acertosenquanto sentia-me abençoado pelo Universo. A existência, mesmo com todas suas dores, sempre me foi verdadeiro deslumbre.

 

“Deus ajuda quem cedo madruga”, diz o sábio provérbio popular. Eu precisava de saúdeforça, inteligênciacoragem, disciplina e determinação. Acreditava e acredito no meu potencial, mesmo que com verdadeiras crateras de carência escolar, bem como de vários outros itens de uma relação de valores que sempre podem facilitar a trajetória até o objetivo.

 

 estou a mostrar-lhes pôres do sol, em tons tão vermelho-alaranjados que até parecem pinturas e que me remontam ao Morro do Calvário. A magia do pôr-do-sol em Oia, Santorini, tão inesquecível, é a mesma do Calvário. 

 

Qualquer dia desses, de propósito, vá ver um pôr do sol desde o Calvário equando perceber o privilégio da existência e as cores boreais que estão dentro de si mesmo, agradeça... e peça por si e pelos demais. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja honesto e autentico no seu comentário. Agradeço muito sua colaboração.