sábado, 2 de outubro de 2021

Um Sonho Apenas

 

Sonhei um sonho surreal no qual eu descia de um pequeno avião que fazia voo comercial duas vezes por semana de São Luís para Barra do Corda. O pouso foi suave e em pista de asfalto que mais parecia tapete. 

 

Eu saia desde o aeroporto e descia numa bicicleta alugada ali mesmo e seguia por uma ciclovia de primeiro mundo e que ia para todos os cantos da cidade. Eu estava de volta a Barra do Corda para conhecer a nova atracão do turística da cidade.


Estava inaugurada fazia pouco tempo, a romântica passarela ao estilo classico francês, em ferro leve verde bordô. Uma das entradas para a passarela se dava pelo Clube Guajajara, outra saia desde a outra margem do Mearim e a terceira entrada desde a outra margem do Rio Corda. 

 

Os turistas e demais cidadãos locais se locomoviam, encantados, pelo tablado de madeira, preso e suspenso na estrutura romantica de ferro, que tinha por base principal uma fina e discreta coluna fincada sobre a pequena ilha. Em nada a ilha fora danificada para receber a esquálida coluna. Ali instalaram alguns pequenos e charmosos quiosques que vendiam beijus, cocadas, cafés, sucos e laranjinhas congeladas em isopôs enfeitados, cuscuz de arroz e todas as demais delicias que somente a mulher barra-cordense é capaz de fazer.


Os turistas estavam às centenas, focavam suas câmeras e clicavam sem parar, na igrejinha linda que ficava lá encima do Morro do Calvário. Outros preferiam selfies ou o aleatório dos meninos a pular das pontes, de ponta ou em malabarismos de exibição gratuita e feliz.

 

Placas indicavam a todos que estavam proibidas as praticas criminosas dos jet-skis e das voadeiras e a presença de guardas ambientais era uma constante. 

 

Acordei do meu sonho e fui ver as fotos das praças Melo Uchoa e Maranhão Sobrinho completamente desfiguradas por uma poda, não sei se feita à foice, por alguém que nenhuma ideia de paisagismo deve ter.

 

Wan Lucena 


Esta crónica foi publicada originalmente na revista eletrónica Turma da Barra a quem muito agradecemos:

https://www.facebook.com/jornalturmadabarra/posts/2047428225422556

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja honesto e autentico no seu comentário. Agradeço muito sua colaboração.