quinta-feira, 25 de abril de 2019

Não é Não... Ponto Final

Você, assim como eu, muito provavelmente, tem aquela enorme dificuldade de dizer não à quem lhe procura pedindo aquele favor, muitas vezes dinheiro que você não tem. Você vai ao banco e com raiva, saca a quantia,  já do seu limite de cheque especial, na quase certeza de que está a fazer o que não devia. Que tal empréstimo vai lhe tirar o sono ante a possibilidade de, quase certa, de que nunca lhe será pago. Você já sabe, de antemão, que terá que, repetidas vezes, se aborrecer em cobrar a qual quantia emprestada. Começa também já a sofrer a angústia ante o aborrecimento vindouro e a certeza de que a amizade, depois disso, vai às favas. Depois que você emprestou a quantia passa a dormir mal e se odeia por ter feito o que não queria. Pois é! Eu passei por essas situações diversas vezes até que desenvolvi uma técnica de atender ao favor, porém, não da forma solicitada.

Quem vem lhe pedir tal favor, em geral, já pensou no discurso, criou todo um enredo de lamúrias e queixas para lhe tocar o coração que ele já sabe, é bom.  Ele, muito provavelmente, já está devedor na praça e está a lhe pedir dinheiro para pagar parte da outra dívida e com a outra parte, divertir-se um pouco porque ninguém é de ferro, não é verdade? Ele sempre diz que é para comprar comida ou para outro fim nobre e você desconfia que esteja a mentir mas prefere acreditar que seu anjo da guarda a lhe buzinar o ouvido quer fazer-lhe pessoa má e egoísta. 

Eu passei a usar da seguinte estratégia. Digo que sim. Isso mesmo, digo que sim. Mas... nunca atendo de imediato. Sempre digo que tenho algo urgente a fazer. Que não tenho o dinheiro no bolso, ali disponível. Que preciso ir ao banco etc e tal. Meia hora são mais do que suficientes para que eu arrume uma estratégia que anula a investida e não saio de todo por mau. Eu volto à ele e lhe informo que verifiquei meu saldo e que está no negativo, mas que mesmo assim tenho como ajudá-lo porque é meu amigo e coisa e tal. Digo que vou fazer a compra no cartão de crédito e vou fazer parcelado para que facilite o pagamento dele. Ocorre que neste momento você terá a certeza de que era mentira o motivo alegado para o pedido. Ele vai lhe informar que já mais precisa e que outra pessoa já lhe fez o tal favor ou outra mentira qualquer lhe será contada. 

Experimente a estratégia e se cuide!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja honesto e autentico no seu comentário. Agradeço muito sua colaboração.