segunda-feira, 9 de abril de 2018

Caldas da Raínha


Depois de pouco mais de uma hora em ónibus confortável e de chuva torrencial, com sol a brilhar intenso, estava em Caldas da Rainha. Como todas as demais cidades do país, é muito bem cuidada e limpa. A sensação de segurança se reflete e se pode andar tranquilamente pelas ruas seculares, entrar em becos, subir e descer escadarias ou andar pelos parques da cidade sem a sensação de que se vai ser assaltado na esquina ali na frente.


Com cerca de 30 mil habitantes e pertencente ao distrito de Leiria a história da cidade está intimamente ligada às suas fontes termais da qual se serviu a Rainha Leonor para se curar de sua úlcera ao banhar-se em suas aguas sulfurosas e de odor intenso.

A abundância de argila na região fez prosperar fábricas de cerâmica que a impulsionou a ser das principais representantes de tal arte no país. A cidade atraiu artistas que fizeram florescer ali um pujante centro artístico. A cerâmica hoje é tradicional e converteu a velha cidade em um dos principais centros produtores dessa arte.

Na tradicional e secular Feira da Fruta, compramos 20 peras e 10 maçãs a 1,50€. Aliás, a velha feira funciona numa bela praça, todos os dias do ano. No final de cada a feira se desfaz e praça fica intacta e pronta para namorados ou um passeio com o cachorro. Nem sinal das barracas. Encontram-se todos os produtos agrícolas produzidos na região e quem os vende é quem os produz. Uvas suculentas ou em passas, figos, peras, maçãs, nonias, framboesas, mirtilos, cerejas, nesperas, melões, sálvias, cebolas, batatas, tomilhos. Todos os tipos de temperos em pó ou não. Folhagens, raízes, frutos e flores. Tudo a preços de cair o queixo de tão barato. 

Teve céu limpo e azul com sol brilhante a chuva torrencial que me fez comprar um “chapéu de chuva”. E isso aqui é só um guarda chuva. 

Voltei no final do dia para Lisboa com um desejo danado de, num dia qualquer, botar o pé aqui de novo pea nunca mais sair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja honesto e autentico no seu comentário. Agradeço muito sua colaboração.