sábado, 7 de julho de 2018

Monsanto

Hoje fui de novo rumo ao Monsanto a fazer uma caminhada que sabia seria longa. Voltei para casa mais de três horas depois e depois de muito resistir a chamar um táxi. O joelho informou-me está quase no limite e a planta do pé direito queimava como se estivesse a pisar em brasas. Pensei que chegaria com bolhas, entretanto, tudo bem. O Monsanto é uma daquelas maravilhas da natureza que o lisboeta tem aos fundos de sua casa e, como quase todo mundo, não aproveita. E uma coisa que o português faz o tempo todo é reclamar da vida. Mas, eu não sou português e, mesmo que não fosse aqui, fosse em qualquer lugar, extrairia cada gota de prazer daquilo que me estivesse à disposição. A trilha é segura e conta com placas de sinalização que, num vexame geral de esgotamento, se pode pedir ajuda a uma ambulância de plantão já que os telefones estão informados. E pode ser em cima da montanha ou no precipício lá embaixo, eles irão te buscar. E costumam ser rápidos no atendimento.  As trilhas são de encantar ao mais duro dos homens. Podem ser asfaltadas ou trabalhadas em carrascos de granito ou outra pedra qualquer. Mas, também é seguro sair delas e adentrar na mata por meio das picadas que sempre acabam em outra trilha. As flores silvestres estão por toda parte ao longo das trilhas e os passarinhos são trilha sonora constante. Podem ser menores que a unha de um dedo mindinho ou de tamanho bem maior, mas as cores eclodem em explosão. Amarelas, roxhas, vermelhas, brancas. Não há como passar indiferente a uma flor branca que, em cacho, parece uma mandala branca. Linda demais! Não é raro ver as pombas, os melros, os pintasilgos, os beija-flores, e tantos outros que não sei denominar. Um deles, minusculo como o menor dos beija-flores, mas com um poder nos pulmões que não ficaria atrás de uma corneta, a cantar feito um doido, acima de mim, indo para lá e para cá. Pensei que poderia ser um drone a me espionar, veja só! Mas, se fosse um drone a me espionar a última coisa que faria seria emitir algum sinal, muito menos aquela melodia que que me impressionou tanto. Ademais, porque alguém iria querer me espionar, não é verdade?

Cheguei em casa com a sensação que o esgotamento estava ali na esquina. Um banho recuperador - um café, faz favor! - e uma vitamina funcionam melhor que qualquer reza de qualquer cristão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja honesto e autentico no seu comentário. Agradeço muito sua colaboração.